A Assembléia Geral das Nações Unidas declarou 2012 como o Ano Internacional de Energia Sustentável para Todos. O objetivo da iniciativa é chamar a atenção para a importância de se aumentar o acesso à energia renovável em todas as partes do mundo.
Total de visualizações de página
quinta-feira, 29 de dezembro de 2011
segunda-feira, 19 de dezembro de 2011
Reforma Agrária e meio ambiente: O desafio agroecológico”,
No último dia 16/12/2011, na Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos, aconteceu o ”I Seminário de Reforma Agrária e Meio Ambiente da Região Jaguaribana”, tendo como objetivo discutir a reforma agrária e a agroecologia enquanto caminhos para o desenvolvimento do campo brasileiro.
Na ocasião, realizou-se uma mesa redonda, discutindo o tema: “Reforma Agrária e meio ambiente: O desafio agroecológico”, tendo como debatedor Claudemir Martins Cosme (licenciado em Geografia pela FAFIDAM, tecnólogo em Irrigação e Drenagem e professor do IFCE), teve como mediador: Jocélio Almeida e mestre de cerimônia: Antônio Marcos.
O seminário destinou-se aos alunos do curso de Geografia e demais cursos da FAFIDAM, bem como de outras instituições públicas e privadas do ensino médio e de ensino superior.
quarta-feira, 14 de dezembro de 2011
Canadá sai do Protocolo de Quioto.
O Canadá vai retirar-se do Protocolo de Quioto, sobre a redução das emissões de gases com efeitos de estufa, afirmou em Ottawa, o ministro canadense do Ambiente, Peter Kent.
O governante justificou a decisão, afirmando que "Quioto não funciona" e que o Canadá corria o risco de ter de pagar multas de vários milhões de dólares se mantivesse signatário do protocolo.
O Canadá torna-se assim o primeiro país a retirar-se oficialmente deste acordo assinado em 1997 e em vigor desde 2005.
Nos termos do protocolo, o Canadá comprometeu-se a reduzir em 2012 as suas emissões em 6% face aos níveis de 1990. No entanto, as suas emissões poluentes aumentaram e o Governo conservador de Stephen Harper rejeitou abertamente as obrigações assumidas pelo Executivo liberal que o assinou.
Referindo-se à sua presença na conferência sobre as alterações climáticas em Durban, Kent afirmou que a plataforma alcançada "representa um caminho que permite avançar", o que, aos olhos do Canadá, não sucede com o Protocolo de Quioto.
"Não abrange os dois maiores emissores, os Estados Unidos e a China, e por isso não pode funcionar", justificou.
Após o boom da exploração petrolífera no Canadá, o Protocolo de Quioto ameaçava impor fortes sanções a este país. Aproveitando os sucessivos desaires de retificação desse acordo (Copenhague talvez tenha sido a maior desilusão), em Durban o Governo Canadense avançou com a saída definitiva do acordo, aproveitando ainda o fato dos principais países emissores (EUA e China) nunca terem ratificado Quioto, como que se tal argumento justificasse o injustificável.
Convém relembrar o porquê do risco de sanções que o Canadá estaria em risco: a extração de betume.
O betume é uma composição de areia, argila e petróleo. Para retirar o petróleo do betume são usados pelo menos três barris de água para cada um de óleo, além de que a extração em betume emite cinco vezes mais CO2 que a convencional, ritmo que mantém o Canadá no topo do ranking de países emissores no mundo.
segunda-feira, 21 de novembro de 2011
Lixo Eletrônico

E você está fazendo sua parte para preservar o meio ambiente? Conte-nos alguma ação sua em favor da preservação do meio ambiente.
Adaptação e Postagem José Evânio Almeida de Lima
quarta-feira, 19 de outubro de 2011
MUDANÇAS CLIMÁTICAS
As transformações que vem ocorrendo no planeta Terra nos últimos anos, têm gerado uma série de preocupações e discussões a respeito de qual será o nosso destino. As maiorias das pessoas atribuem apenas ao homem a responsabilidade por tais acontecimentos. Mas, se olharmos de forma mais amiúde, veremos que os fatores externos ao planeta possuem também a sua parcela de contribuição. O processo cada vez mais intenso do calor solar, a queda de meteoritos que provavelmente levou a extinção dos dinossauros a 65 milhões de anos, bem como mudanças periódicas que ocorrem de vez em quando no eixo de inclinação terrestre. Porém, a causa antrópica se faz mais enfática hoje. E, esse processo começa com a revolução industrial, que transforma a forma de produzir no planeta intensificando o processo de degradação ambiental, sendo causa também dessas mudanças climáticas.
O lançamento de gases na atmosfera a partir dos automóveis, das chaminés das fábricas, das queimadas e da prática cada vez mais intensa da pecuária também tem contribuído para tais mudanças. O resultado são maiores e mais intensas secas e enchentes, o aumento da desertificação, o aparecimento mais frequente de furacões e ciclones, além do avanço das águas do oceano sobre o continente a partir do derretimento do gelo dos pólos. Precisamos tomar uma atitude mais concreta, para que as gerações futuras não sofram as conseqüências da irresponsabilidade da geração atual. Você também é responsável.
Hélio Herbster
Professor de Geografia
segunda-feira, 10 de outubro de 2011
5 Dicas para o consumo consciente de embalagens
1 – Evite embalagens desnecessárias
Você sabia que cerca de 1/3 do lixo doméstico é composto por embalagens?
Diminua esse desperdício escolhendo produtos com menos embalagens.
2 – Prefira produtos com embalagens retornáveis ou refis
Você sabia que cada vasilhame retornável de bebida pode realizar de 8 a 30 viagens e que embalagens de refis consomem 30% a menos recursos naturais em sua fabricação?
Embalagens Retornáveis e refis diminuem a necessidade de fabricação de novas embalagens, diminuindo também a pressão por recursos naturais.
3 – Utilize sacolas retornáveis
Você sabia que hoje no Brasil são consumidas aproximadamente 35 mil sacolas plásticas por minuto? Tudo isso acaba em depósitos de lixo, leva séculos para se decompor, além de dificultar a decomposição dos outros resíduos.
Ajude a diminuir essa montanha de lixo usando sacolas retornáveis.
4 – Reutilize suas embalagens sempre que possível
Você sabia que 80% das embalagens são descartadas depois de serem usadas apenas uma vez?
Ao perferir produtos com embalagens reutilizáveis você ajuda a diminuir o volume de lixo produzido em sua casa.
5 – Encaminhe as embalagens sem utilidade para reciclagem
Você sabia que reciclar uma lata, comparado com a produção de uma nova, representa uma economia de energia suficiente para manter um aparelho de TV ligado por três horas?
A reciclagem de materiais economiza água, energia e recursos naturais, além de diminuir a quantidade de lixo e dar emprego a milhares de brasilieros.
Estas dicas foram retiradas do site do Ministério do Meio Ambiente, através do programa : Consumo Consciente de EMBALAGEM
segunda-feira, 1 de agosto de 2011
segunda-feira, 27 de junho de 2011
Me(u)io Ambiente!!!
A revolução industrial provocou uma série de transformações no planeta Terra. Transformações essas, que se processaram de uma maneira extramente rápida e avassaladora no uso dos recursos naturais. O homem se apropriou de tal forma dos recursos naturais, que a principio parecia que os mesmos eram infinitos. O uso indiscriminado da água, do solo, das florestas, a poluição do ar põe em dúvida a vida futura no planeta. Os recursos naturais devem estar à disposição da humanidade, mas de forma ordenada, para que atendam a demanda de todos e que durem um maior tempo possível. Há espaço para o conservacionismo e é também essencial que em algumas situações se pratique o preservacionismo. O que ainda sobra hoje vai faltar amanhã.
Hélio Herbster
Professor de Geografia
Regente da Sala de Multimeios
EEFM Arsênio Ferreira Maia.
quinta-feira, 16 de junho de 2011
Assinar:
Postagens (Atom)